jornalismo de bolso

jornalismo móvel e colaborativo

o vídeo desafio

O último exercício do curso de Jornalismo 2.0, que termina infelizmente já essa semana, é a produção de um documentário jornalístico em vídeo de até sete minutos. Ainda não decidi qual será a minha pauta, mas uma coisa é certa: vou filmar tudo do celular, que será o meu equipamento principal em minhas incursões jornalísticas daqui em diante. Comprei um tripezinho e uma lente de zoom de 6x (made in Hong Kong, mas funciona e é super baratinho) especiais para o Nokia N95 8GB, que é o meu aparelho. Acho que seria bom ter também um microfone externo (sem fio de preferência) e pelo menos uma bateria extra, memória *acho* que tenho o suficiente se apagar todos os vídeos que fiz no decorrer do último ano!

Vou fazer aqui meu checklist de tudo o que preciso fazer para não me perder:

1) Fazer uma sinopse (o quê, quando, como, porquê, quem e em que contexto). (pronta em 25/05)

2) Desenvolver um roteiro, especificando a seqüência dos blocos de informações, os conteúdos informativos, a duração de cada conteúdo informativo, o desenvolvimento da narrativa para locução, nomes de entrevistados e tema principal das entrevistas, e um cronograma de execução do roteiro (pronto em 28/05)

3) Desenvolver um storyboard do documentário de 8 a 10 quadros (preciso achar um software que ajude nisso, não sou muito boa em desenho) (pronto em 29/05)

4) Filmar, editar e publicar um vídeo (o que inclui aprender a fazer tudo isso!)

Tudo isso em uma semana e na folga da minha senzada de 9 às 6! Vou adiantar o que puder hoje, aproveitando que é feriado bancário aqui no Reino Unido, e quero terminar o dia com tema escolhido e pelo menos a parte 1 feita. Tenho várias idéias, mas meu problema é que quero ter entrevistas em português já que o curso é em português, e caso contrário terei mais trabalho legendando – e não terei tempo para tanto.

See and download the full gallery on posterous

Posted via email from jornalismo de bolso

Arquivado em:Uncategorized

Deixe um comentário

tuitando

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

“Jornalismo de mochila? Que coisa mais fora de moda. Minha redação é meu bolso.” (Clyde Bentley, Dezembro de 2006)

Páginas

Compartilhe!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

microblogue

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

RSS #j20_M09

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS links no delicious

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
