jornalismo de bolso

jornalismo móvel e colaborativo

Breve documentário sobre o Borough Market – parte 3

Definida a sinopse, é hora de colocar o roteiro do documentário no papel. Ele servirá para orientar a equipe (eu comigo mesma) durante a captação de imagens e entrevistas, e quanto mais detalhado, mais chances de sair como planejado. São cinco os ingredientes básicos que deverei ter em mente antes de sair com a câmera na mão e muitas idéias na cabeça. Embora tenho colocado ilustrações, ainda não é minha storyboard, assunto para um próximo post:

a) Definir a seqüência dos principais blocos de informações
b) Definir os conteúdos informativos que serão desenvolvidos
c) Definir a duração de cada conteúdo informativo
d) Definir o desenvolvimento da narrativa para locução, nomes de entrevistados e tema principal das entrevistas
e) Definir um cronograma de execução do roteiro

1) 00:00
IMAGENS da câmara em travelling pelas barracas de Borough Marketing. Tentar não mostrar pessoas, apenas produtos. Escolher uma sequência que possa ser filmada em um take (barracas da área mais próxima da catedral?). MÚSICA de background: Alguma canção do folclore inglês, como Morris Dancing, a exemplo de Tony Hall Morris Dance/Queen’s Delight Morris Dance. Câmera pára no barraqueiro gritando “3 for 1 pound” Fade. Nome do documentário: O Mercado de Borough. Fade.

Foto de heritage70

Foto de heritage70

2) 00:20
Fade da música de background. Imagens em close dos produtos mais exóticos e exuberantes que o mercado oferece. OFF a depender das imagens captadas, explicando o que eles são (frutas e verduras sazonais, carnes convencionais e de caça, mas também queijos, pães, bolos. Destacar os produtos mais exóticos aos olhos do público brasileiro. Produtos sazonais: a primavera inglesa é época de aspargos, por exemplo. Pergunta: o que mais faz desse mercado de Londres uma feira tão popular?

groselha branca, foto de kaszeta

groselha branca, foto de kaszeta

3) 00:40

OFF apresentação do 1º personagem, áudio coberto com imagens dele trabalhando na venda de azeitonas: “Rodrigo trabalha no mercado desde que chegou em Londres, vindo do Rio de Janeiro, e explica o que Borough Market tem de especial”. SONORA com ele explicando o que Borough Market (foco em produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, carne de animais criados fora de cativeiro e sem hormônios, portanto as perguntas devem ser direcionadas para essa área).

4) 01:20

Câmara aberta do mercado pela primeira vez. IMAGENS mostram como o local é super lotado de gente. OFF: “O mercado desfruta de grande popularidade não apenas entre os moradores locais, mas também entre turistas. Além de servir como local de compras para quem tem um interesse especial na qualidade dos alimentos, muitas pessoas vão à feira para passear, tirar retrato, almoçar e atrapalhar quem está querendo fazer compras”. SONORA: Entrevista com algum turista, de preferência brasileiro, dizendo o que achou da feira, o que mais gostou ou chamou a atenção, achou diferente, em especial, se recomenda ou não etc. Parte da sonora será coberta com imagens da pessoa passeando pela feira.

5) 02:00

IMAGENS de fotos antigas em preto e branco da sala de espera do barbeiro. OFF: “Uma das mais antigas feiras de Londres é hoje também a mais popular, mas nem sempre foi assim. Na década de 80, o mercado funcionava apenas para vendas a atacado e enfrentava o abandono. No fim dos anos noventa, Borough Market passou um programa de revitalização e a idéia de fazer dele uma feira livre com produtos de alta qualidade foi a chave do sucesso. Dez anos depois, é hora de mais mudanças”.

Projeto de ampliação da rede ferroviária

Projeto de ampliação da rede ferroviária

6) 02:30

IMAGENS de portas fechadas, avisos de “mudou-se”, “em obras”, de trabalhadores, cartazes explicando as mudanças. IMAGENS do trem passando no viaduto que corta o mercado, som ambiente. IMAGENS dos mapas do planejamento (a serem impressos em A3). OFF: “Devido a uma expansão da rede ferroviária que deve aumentar a quantidade de trens passando pela estação de London Bridge, os viadutos que cortam o mercado deverão ser duplicados. Para dar espaço a essa amplicação, muitas lojas fecharam as portas e vários prédios históricos da área de conservação de Borough perderão parte da fachada, enquanto outros serão demolidos por completo”. IMAGENS desses prédios.

O pub Globe, em cena do filme Diário de Bridget Jones

O pub Globe, em cena do filme Diário de Bridget Jones, será um dos afetados e já está em obras

7) 03:00

PASSAGEM/Em London Bridge, com o viaduto visível ao fundo: “O viaduto foi construído em 1866 passando por cima do mercado de Borough justamente para não impedir o funcionamento dele, que ocupa o mesmo espaço há 250 anos. A feira data no entanto do ano de 1.014, quando ocupava essa ponte, London Bridge, a primeira a ligar os dois lados do Rio Tâmisa. A cidade de Londres ficava na parte norte do Rio, e pequenos vilarejos começavam a se formar ao sul, sempre abastecidos pelos comerciantes da feira de Borough”.

7) 03:20

IMAGENS “aéreas” de dentro do ônibus atravessando a ponte, do ponto da passagem até a entrada do mercado (na edição, dar um fast forward). MÚSICA de background (a mesma da abertura). OFF: Borough Market dessa vez mudará de cara, mas não de lugar nem tampouco de astral. Ou pelo menos, isso é o que esperam todos: trabalhadores, visitantes e fregueses da feira livre mais antiga e mais bonita desse lado do Tâmisa.  SONORAS com representantes de cada uma dessas categorias.

A salada é opcional, foto da usuária do flickr estherase

A salada é opcional, foto da usuária do flickr estherase

7) 04:30

Sobe créditos, com as melhores imagens. MÚSICA.

Imagens especiais:

  • Fotos antigas do mercado (ver na barbearia e perguntar ao gerente de Borough Market se ele tem mais no escritório)
  • Imagens dos prédios que serão demolidos
  • Aérea do mercado de uma das lojas que tenha segundo andar (ou do Roast Restaurant)
  • Aéreas de dentro do ônibus

Cronograma de execução

Segunda, 25 de maio: Solicitação de autorização para filmagens em Borough Market

Quinta-feira, 28 de maio: Visita ao mercado para produção. Poucas lojas/barracas devem estar abertas, mas vou tentar localizar brasileiros que trabalham lá e marcar entrevista; primeira tentativa de gravação da passagem.

Sexta-feira, 29 de maio: primeiras filmagens: entrevistas; imagens das lojas que já fecharam as portas; entrada do mercado; trem passando. imagens em close-ups, aproveitando que muitas vendas já estarão abertas mas não será tão movimentado quanto no sábado; segunda tentativa de gravação da passagem.

Sábado, 30 de maio: Mais imagens, principalmente de movimento de turistas, fregueses, filas, correria dos feirantes; entrevistas com visitantes; terceira e última tentativa de gravação da passagem.

Domingo: 01 de junho – edição e pós-produção!

Anúncios

Arquivado em:J20_M09

One Response

  1. […] nomes de entrevistados e tema principal das entrevistas, e um cronograma de execução do roteiro (pronto em […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

tuitando

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

“Jornalismo de mochila? Que coisa mais fora de moda. Minha redação é meu bolso.” (Clyde Bentley, Dezembro de 2006)

Páginas

Compartilhe!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

microblogue

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

RSS #j20_M09

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS links no delicious

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: